Testículos, deferentes, fertilidade, contracepção...
A bolsa de pele que guarda os testículos, chama-se escroto. Várias patologias podem ocorrer afetando a bolsa escrotal, o cordão espermático e os testículos. Estes últimos, são os responsáveis pela produção do gameta masculino, o espermatozóide, e por mais de 90% da testosterona, hormônio sexual do homem.
O ducto deferente é um canal que conecta o epidídimo (enovelado de túbulos próximos aos testículos onde ocorre a maturação final do espermatozóide à próstata, onde estes fluidos se unem para dar origem ao sêmen.
Vasectomia e Aparelho Reprodutor
Vasectomia é a cirurgia esterilizadora masculina definitiva na qual são seccionados os dutos deferentes. Vídeo e espanhol que faz junto toda uma explicação do assunto.
Varicocele
Vídeo em espanhol explicando mais sobre a varicocele - varizes no testículos. Importância como causa de infertilidade masculina.
Infertilidade Conjugal - Fator Masculino
Muito se coloca a responsabilidade não gerar filhos nas mulheres, porém em cerca de 50% dos casos, o responsável é o homem.
Hidrocelectomia
Hidrocele - acúmulo de líquido no saco escrotal ao redor do testículo, afeta crianças e adultos. No vídeo, vemos como é feita a cirurgia no adulto.
Criptorquidia
Criptorquidia ou testículo não descido é uma patologia frequente nos recém-nascidos, sendo que mais da metade desde até os 6 meses de vida. É associada com infertilidade e tumores.
Reversão de Vasectomia
Procedimento delicado microcirúrgico para se recuperar a permeabilidade do ducto deferente naqueles homens que desejam voltar a ter filhos. Com o passar dos anos, a taxa de sucesso deste procedimento decai.