Ulisses M Albuquerque - CREMEC 12.962

UROLOGIA

Saiba o que faz o urologista, como fez até chegar lá e até mesmo o que não é campo de estudo da urologia.

O que é a Urologia?

A Urologia é uma especialidade cirúrgica da medicina que trata do trato urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor dos homens (testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis). Para se tornar um urologista são precisos seis anos de formação em medicina, dois em cirurgia geral e mais três em urologia. Os órgãos estudados pelos urologistas incluem os rins, ureteres, bexiga urinária, uretra e os órgãos do sistema reprodutor masculino.


O que faz um urologista?

O urologista tanto realiza o diagnóstico de problemas relacionados ao trato urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor masculino quanto realiza cirurgias urológicas. O urologista, por exemplo, é o responsável pelo exame preventivo da próstata.
 

Apesar de ser conhecido como “médico de homem”, o urologista também trata de crianças e mulheres. A enurese noturna, mais conhecida como xixi na cama, é tratada por esse especialista. A cistite, infecção urinária comum nas mulheres, também faz parte do rol de atendimentos do urologista. Outros problemas cabíveis ao urologista são: cálculo renal (pedra nos rins), câncer de pênis, câncer de testículo, disfunção erétil, infertilidade masculina, etc.

O que NÃO faz um urologista?

Devido ao fato de se correlacionar o toque retal com o urologista, muitas vezes as pessoas procuram este profissional devido a doenças do intestino grosso, sobretudo hemorroidas,  sangramento digestivo baixo, fissuras anais e constipação intestinal. Tais patologias são melhor acompanhadas por um proctologista.
A Sociedade Brasileira de Urologia incentiva sobremaneira que o urologista tenha um carácter fundamental na saúde do homem de um modo geral, não apenas quanto aos tratos urinário e reprodutor. Seria o responsável por uma triagem inicial, resolvendo os problemas ligados à sua especialidade e aqueles gerais mais simples, encaminhando a outros especialistas aqueles casos que vierem a ser necessários.

 

O que é TiSBU?

O urologista Titular da Sociedade Brasileira de Urologia(TiSBU) é um médico especialista que se submeteu a um rigoroso exame de qualificação. Para ter direito a este título, o médico necessita, além de prestar o exame, cursar dois anos de Residência Médica em Cirurgia Geral e três anos de Residência Médica em Urologia.
Os hospitais onde a Residência Médica for realizada devem ser credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica, um órgão do Ministério da Educação (MEC). No exame o candidato realiza uma prova escrita, uma prova oral e apresenta um trabalho de pesquisa. Portanto, se você for atendido por um urologista portador do Título de Especialista da SBU ele é um TiSBU e tem qualificação para exercer a urologia com competência.

Para consultar a lista de TiSBU, clique aqui..

Subespecialidades

Andrologia:
Responsável pelo sistema reprodutor masculino, função sexual e regulação de hormônios. Este especialista trata problemas como o Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), infertilidade masculina, disfunção erétil, ejaculação precoce etc.
Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST):
Trata das doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia, sífilis, herpes, verrugas genitais etc.
Laparoscopia:
É a especialização em cirurgia laparoscópica, um procedimento cirúrgico minimamente invasivo que, através de lentes de aumento inseridas por pequenas incisões, mostra os órgãos em um monitor de TV em média 20 vezes maior.
Transplante Renal:
Área urológica que estuda os mecanismos de transplante renal.
Urolitíase (Endourologia):
Realiza o tratamento de cálculos (pedras) formados nos rins, ureter ou bexiga.
Urologia Feminina:
Trata dos problemas urológicos que acometem as mulheres tais como incontinência urinária, cistite e infecções urinárias.
Urologia Pediátrica:
É a urologia aplicada à criança. Atende a problemas de fimose, tumor de Wilms, enurese noturna, criptorquidismo, entre outros.
Uroneurologia:
Responsável pelas patologias do trato urinário consequentes de distúrbios neurológicos congênitos ou adquiridos.
Uro-oncologia:
Trata dos tumores urológicos, tais como câncer de próstata, câncer de bexiga, câncer de testículo, câncer de pênis entre outros.

(fonte: sbu.org.br)